-
Arquitetos: ACAU Architects
- Área: 800 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nicolas Da Silva Lucas
-
Fabricantes: Danpal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova escola está localizada no coração da cidade de Saint-Ouen-du-Tilleul, nas imediações da prefeitura e do salão polivalente. O equipamento está instalado em toda a largura do terreno, paralelo à rue de l'Eglise. Este layout permite proteger os espaços de convivência das crianças e abrir generosamente para o playground e as áreas verdes, oferecendo aos usuários lugares para viver e aprender em conexão com a natureza.
Telhados de duas águas oferecem uma analogia com o tecido suburbano circundante. O projeto combina conforto, por meio de móveis de madeira integrados, qualidade arquitetônica e funcional com passagem de circulação. O pátio “jardim de inverno” traz luz e vida ao coração do projeto, com uma reflexão bioclimática ao nível do pátio e a utilização de materiais naturais. A construção em estrutura de madeira, o isolamento de lã de madeira das fachadas, o reboco de cal natural ou a qualidade do revestimento interior em painéis de madeira de abeto tornam o projeto resolutamente contemporâneo, tanto em termos de suas características de origem biológica e eco-responsável quanto de sua arquitetura assertiva.
O pátio localizado no centro do projeto pretende ser o lugar de convívio da escola, oferecendo múltiplas possibilidades para a prática do ensino. Também participa passivamente no aquecimento do espaço graças ao seu efeito estufa no inverno, enquanto fornece ventilação natural da escola no verão através das aberturas na fachada e no telhado. A escola oferece uma circulação principal banhada pela luz.
Os pátios interiores contribuem para esta ambição, trazendo a natureza para dentro do edifício. Os móveis de madeira feitos sob medida do projeto contribuem para o caráter acolhedor do local.
Oferece uma utilização específica (cadeiras, estacas, cacifos, arrumos) contribuindo para a qualidade funcional da escola. Cada sala de aula está associada a uma cor diferente constituindo um marco lúdico para as crianças.